Qual o melhor revestimento para PISCINA

Porcelana - Cerâmica Grés - Cerâmica Semi-grés - Pedra vulcânica - Azulejo

 

A escolha do revestimento ideal para sua piscina não é apenas estética e requer alguns cuidados, o material escolhido deve oferecer resistência aos produtos químicos utilizados no tratamento da água, pressão, movimento, variação de temperatura e raios UV, além de ter excelente aderência à argamassa.

 

DICA: Ao pesquisar sobre revestimentos para sua piscina você terá uma quantidade enorme de publicações, fotos e imagens relacionadas ao efeito estético, a variedade de opções em formatos, cores e efeitos são muitas, porém no que se refere a eficiência e durabilidade do material você terá um pouco mais de dificuldade, afinal ouvirá sempre que o material oferecido é ótimo. Para identificar a qualidade do material, uma dica simples para quem não tem conhecimento técnico dos insumos e processos produtivos é olhar a parte de trás da peça, quanto mais avermelhada for a base do revestimento maior a porosidade e absorção d'água e consequentemente menor a resistência e durabilidade, esse tipo de revestimento costuma ser barato e fabricado em formatos maiores (10x10, 15x15 e 20x20 cm). Quanto mais próxima ao branco ou cinza claro for a base do revestimento, menor será a porosidade e absorção d'água e consequentemente maior a resistência e durabilidade, o preço é um pouquinho maior mas a durabilidade e baixa manutenção compensam, os formatos são menores (2,5x2,5 a 5x5 cm).
 

A qualidade (resistência e durabilidade) do revestimento depende da composição da massa, porosidade, absorção d'água, dilatação/contração, prensagem, tempo e temperatura de queima. 

A dica ajuda mas há exceções, azulejos possuem a base clara porém são dos mais porosos e absorventes, então para que você faça uma ótima escolha, descrevemos mais detalhadamente abaixo as cinco opções de revestimentos mais utilizados:

Absorção: De zero a 0,03% (impermeável)
Massa: - Base clara em tons de cinza claro ou branco 
Formatos pequenos: 2,5x2,5  -  2,5x5  -  5x5 cm

Dica: se for maior que 5x5 cm não é de Porcelana

10- Porcelana - Grés - Semigrés.jpg

1º - Revestimento em Pastilha de PORCELANA
A massa da pastilha de Porcelana é composta de cargas minerais mais nobres, o processo produtivo também é mais complexo, a temperatura de queima é acima de 1200 graus e por um período longo, o resultado é um revestimento praticamente impermeável com absorção d'água abaixo de 0,03%, super adensado (sem porosidade) e altamente resistente e durável.

A Pastilha de Porcelana é seguramente o revestimento mais indicado para Piscinas e áreas submersas 

10- Porcelana - Grés - Semigrés.jpg

2º - Revestimento em Pastilha de CERÂMICA GRÉS
A  massa da pastilha de Cerâmica da categoria grés é composta por uma mistura de argilas e cargas minerais, o processo produtivo é mais simples, a temperatura e tempo de queima menores que a porcelana, o resultado é um revestimento intermediário, de boa resistência e absorção d'água relativamente baixa, de 0,5 a 3%.

A Pastilha de Cerâmica Grés é uma boa opção para quem busca um bom resultado com custo menor. 

10- Porcelana - Grés - Semigrés.jpg

Absorção: De 0,5 a 3,0% 
Massa: - Base em tons de bege ao marrom ou cinza 
Formatos maiores: 7,5x7,5  -  9x9  -  10x10  -  15x15 e 20x20 cm

3º - Revestimento em Pastilha de CERÂMICA SEMI-GRÉS
A  massa da pastilha de Cerâmica da categoria semi-grés é composta basicamente por argilas, por isso sua cor avermelhada, o processo produtivo é simples, a temperatura e tempo de queima são baixos, com isso sua porosidade é maior e absorção d'água é de 3 a 6%, é indicada para piscina mas seu desempenho e durabilidade são bem inferiores em relação as pastilhas de porcelana e cerâmica grés.

A Pastilha de Cerâmica Semi-Grés é uma boa opção para quem busca baixo custo

Absorção: De 3,0 a 6,0% 
Massa: - Base em tons avermelhados 
Formatos maiores: 7,5x7,5  -  9x9  -  10x10  -  15x15 e 20x20 cm

Pedra Hijau.jpg
Pedra Hijau.jpg

Absorção: Porosa - índice variável
Material: - Pedra natural
Formatos maiores:  10x10 e 20x20 cm

4º - Revestimento em Pedras VULCÂNICAS
Vale lembrar que as pedras são de origem vulcânica mas se tornou comum chamar assim esse revestimentos.
Pedra com efeito natural e tonalidade bela ao ser submersa, é importada geralmente da Indonésia, o que torna seu custo bem elevado, por ser um produto natural suas características como tonalidade, mescla, porosidade e resistência variam bastante e não se tem um índice estabelecido, por ser porosa exige mais atenção no tratamento e conservação tanto do revestimento quanto da água.

A Pedra Vulcânica é um revestimento para quem busca estética e beleza acima de tudo, sem se importar tanto com a durabilidade, resistência e manutenção diária

Azulejos.jpg

Absorção: Semi-porosos de 6 a 10% 
                  Porosos acima de 10,0% 
Massa: - Base em tons claros
Formatos maiores:  15x15 e 20x20 cm

5º - Revestimento em AZULEJOS - Semi-porosos e Porosos
Muito utilizados no passado perderam espaço com a ascensão de revestimento mais eficazes. São classificados como semi-porosos e porosos e sua aplicação em piscina não se justifica, sendo mais indicado para áreas internas e protegidas.

Embora sua massa seja clara, são o oposto em relação as pastilhas de porcelana, tanto no que se refere a resistência, durabilidade e absorção d'água, a dica para não se enganar é que são grandes, formatos entre 15x15 e 20x20 cm, o preço é baixo também.